quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Música: Festival para Gente Sentada pode mudar para sala maior

O Festival para Gente Sentada, cuja sexta edição decorre sexta-feira e sábado em Santa Maria da Feira, poderá mudar para uma sala maior nos próximos anos, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.



"Começamos a admitir este ano, pela primeira vez, alargar o espaço. Admitimos ir para um auditório maior, no Europarque", disse à Lusa Paulo Sérgio Pais, administrador da empresa municipal Feira Viva.

Paulo Sérgio Pais salientou que "o público que passou a ser fiel" do Festival para Gente Sentada já não cabe nos 625 lugares do Cine-Teatro António Lamoso, pelo que a organização pondera mudar para o Auditório do Europarque, que tem 1.500 lugares.

O administrador referiu que não teme uma descaracterização do festival com a eventual mudança, argumentando que o Auditório do Europarque também tem "excepcionais condições acústicas" e permite "manter o conceito intimista, que é a pedra de toque do `Gente Sentada`".
Os cantautores vão continuar a ser os músicos privilegiados no cartaz do festival, que manterá a aposta em música para "ouvir e sentir, sentado", estando posta de parte a hipótese de mudança para um espaço de "dois ou três mil lugares".

"Esta edição foi a que teve uma venda de bilhetes mais rápida", referiu, notando que hoje de manhã já só havia 40 lugares livres para o primeiro dia, estando esgotados os bilhetes para sábado e para os dois dias.

João Carvalho, da Ritmos, produtora do festival, disse à Lusa que o "Gente Sentada" atrai público "de todo o país" e também "alguns espanhóis e ingleses".

"É um público muito específico, que vem de todo o país. É uma aposta ganha. É um festival que dá uma grande visibilidade a Santa Maria da Feira", referiu, sublinhando que o "Gente Sentada" vai continuar a ter um cartaz exclusivo e sem extensões para outras localidades.

Paulo Sérgio Pais referiu que o "Gente Sentada" e o Simpósio Sete Sóis Sete Luas são os "apontamentos de diferenciação" da programação cultural da Câmara de Santa Maria da Feira, que aposta em "quatro eventos-âncora de massa" - Semana Santa, Imaginarius - Festival de Teatro de Rua, Viagem Medieval e Terra de Sonhos.

"A nossa lógica global de eventos é o caminho para a auto-sustentabilidade. Neste momento, o `Gente Sentada` ainda não é auto-sustentável", referiu, explicando que a autarquia não quer aumentar os preços dos bilhetes, pelo que está a equacionar a mudança para uma sala maior, de forma a conseguir equilibrar as despesas e receitas.

O administrador da Feira Viva referiu que a comparticipação municipal no orçamento dos eventos culturais não ultrapassa os 40 por cento, sendo já de apenas 25 por cento no evento com maior expressão, a Viagem Medieval, que atrai cerca de 500 mil pessoas por ano.

in http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=387548&visual=26&tema=7

Sem comentários:

Enviar um comentário