sábado, 15 de agosto de 2009

Nacional, 1-Sporting, 1: Empate na Madeira

Nacional, 1-Sporting, 1: Empate na Madeira


O Sporting voltou a empatar na Choupana, à semelhança dos últimos anos, abrindo a Liga Sagres com uma igualdade a uma bola.

Um auto-golo de João Aurélio, que até marcou nas duas balizas, deu o empate justo ao Sporting. Com Carlos Pereira a liderar no campo - Paulo Bento esteve na bancada em virtude do castigo de dois jogos aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga – a equipa técnica escolheu Rochemback para jogar perto de Miguel Veloso, colocando Yannick e Moutinho com maior liberdade junto às alas, em detrimento do chileno Matias Fernandez.

O Sporting entrou decidido na partida, com rápidas variações e muita mobilidade dos médios, conseguindo chegar com relativa facilidade à grande área do Nacional. A partir dos vinte minutos, os insulares equilibraram as operações e na sequência de um canto, João Aurélio teve a bola à mercê, após corte ineficaz de Polga, para adiantar o Nacional no marcador. Um rude golpe para as aspirações dos «leões» que tinham tido algumas situações para marcar, ainda antes do golo insular.

O Sporting aumentou a intensidade atacante, mas não conseguiu libertar-se da ansiedade da desvantagem até ao intervalo. A perder, o técnico do Sporitng colocou Vukcevic e Pereirinha nos lugares de Rochemback e Abel, e a equipa ganhou outra vivacidade ofensiva. Com maior posse de bola, e já com o Nacional adoptando uma postura demasiado defensiva, os «leões» viriam a chegar à igualdade através de um auto-golo de João Aurélio, na sequência de um canto de Vukcevic. Uma “injecção de moral” para os «leões» que, a partir daí, foram donos e senhores do jogo, e só por manifesta falta de sorte não conseguiram vencer a partida.

Liedson teve ocasião soberana, logo no minuto seguinte, para encetar a reviravolta, mas a bola embateu em Clebão quando ia para a baliza. Os «leões» ganharam maior acutilância com a presença de Vukcevic e Matias Fernandez (André Marques) que teve boa ocasião para o 1-2 perto do final. No último lance de perigo, Yannick não conseguiu dar a melhor direcção a um remate cruzado que saiu perto do poste da baliza de Bracalli.

Ficha de Jogo:

Liga Sagres – 1ª jornada
2009-08-15
Estádio da Madeira
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Árbitros assistentes:
Ao intervalo: 1-0

Nacional: Rafael Bracalli; Patacas, Clebão, Tomasevic, Nuno Pinto (Wellington, 50 m), Cléber, Luís Alberto, Leandro Salino, Ruben Micael (Pecnik, 60 m), João Aurélio (Anselmo, 82 m) e Amuneke.
Treinador: Manuel Machado
Suplentes não utilizados: Douglas; Abdou Guirassy e Rodrigo.
Disciplina: Cartão amarelo para Ruben Micael (41 m)
Golo: João Aurélio (27 m).

Sporting: Rui Patrício; Abel (Bruno Pereirinha, 45 m), Daniel Carriço, Polga, André Marques (Matias Fernandez, 68 m), Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, 45 m), João Moutinho, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Caneira, Tonel e Saleiro.
Disciplina: Cartão amarelo para João Moutinho (25 m) e Polga (65 m).
Golo: João Aurélio (p.b, 75 m).

Texto: Sandro Baguinho in http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futnacionalscpcro_150809_53059.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário