segunda-feira, 8 de março de 2010

Passos Coelho denuncia "aumento encapotado dos impostos"

O candidato à liderança do PSD Pedro Passos Coelho considerou hoje, segunda-feira, que a "limitação das deduções fiscais em saúde e educação", prevista no PEC, é um "aumento encapotado dos impostos", afirmando que a suspensão do TGV é "positiva".

Pedro Passos Coelho manifestou a sua preocupação pela "intenção que foi divulgada do Estado pretender diminuir o tecto das deduções de saúde e educação que os portugueses vão poder fazer quando apresentarem o seu IRS".

Segundo o candidato à liderança social democrata, esta medida prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), "limitar as deduções fiscais que as famílias possam fazer em saúde e educação, na prática, resulta num aumento encapotado dos impostos".

"Nós precisamos de diminuir a despesa do Estado para reduzir o défice, não precisamos de aumentar a receita fiscal por via de impedir as famílias de fazerem as deduções a que têm direito", justificou Passos Coelho à margem de um almoço que hoje teve em Ermesinde, Valongo, com mulheres autarcas e dirigentes do PSD do Distrito do Porto, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

Defensor de que os "impostos não aumentem", o candidato considerou a suspensão do TGV, hoje anunciada como uma das medidas do PEC, como "positiva", acrescentando seria "importante que o conjunto das grandes obras públicas pudesse ser suspenso de modo a que os projectos pudessem ser reavaliados".

"É difícil o país saber com o que conta do PSD quando ele está envolvido num processo eleitoral", realçou, tendo pedido a José Pedro Aguiar-Branco, nome que também está na corrida à liderança do PSD, a mesma "prudência" que pediu a Manuela Ferreira Leite, relativamente à discussão do PEC.

Segundo Passos Coelho, quer Manuela Ferreira Leite quer Aguiar-Branco sabem que "havendo eleições a muito curto prazo, por uma questão de respeito com os próximos órgãos nacionais, aqueles que hoje estão a terminar o seu mandato devem ser prudentes na forma como se pronunciam e como analisam estas matérias, procurando não comprometer os próximos órgãos nacionais com posições demasiado fechadas".

Passos Coelho, Aguiar-Branco, Paulo Rangel e Castanheira Barros são os quatro candidatos à presidência do PSD, escolha que será feita nas eleições directas de dia 26 de Março, depois do congresso extraordinário, em Mafra, que decorre sábado e domingo.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1514090

Sem comentários:

Enviar um comentário